1.3.1 - Solicitação/ Acompanhamento
Solicitação/ Acompanhamento
- COMO O BENEFICIÁRIO SOLICITA AUTORIZAÇÃO
As solicitações para realização de exames e procedimentos serão lançadas, diretamente, pelo prestador no Autorizador Web (WebPlan).
ACOMPANHAMENTO DA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO
ATENDIMENTOS ELETIVOS
Para situações em que o prestador já solicitou autorização via Autorizador Web e o beneficiário está aguardando a liberação por parte convênio.
O operador deve confirmar sempre o número da guia em questão, acessar o sistema autorizador, identificar o “Status”, a “Etapa” e o “Parecer” da guia para que seja repassado a sua devida orientação observando os prazos máximos estabelecidos pela ANS.
- Acesse o sistema “WebPlan”, com usuário e senha fornecidos pelo seu gestor.
Link: https://facportalassefaz.facilinformatica.com.br
- Clique no ícone Regulação:
- Clique na aba Regulação e em Pesquisa de Utilização:
- Existe a possibilidade de busca pelo nome do (a) Beneficiário (a) ou pelo número da Guia Operadora:
- Clicar no número da Guia Operadora para verificação da análise.
- Muita atenção quanto a informação sobre o status da guia:
- Em caso de dúvida quanto ao status, o (a) operador (a) poderá verificar pelo link: https://novowebplanassefaz.facilinformatica.com.br/GuiasTISS/ e clicar em Localizar Procedimentos:
- Digitar o número da guia no Campo Guia Operadora e clicar em Pesquisar:
- A situação apresentará a mesma visualização do prestador:
- Retornando ao sistema WebPlan: https://facportalassefaz.facilinformatica.com.br
Para os casos em que toda a guia ou algum (s) item (s) não foi (ram) autorizado (s), selecionar Ver todas Restrições. Abaixo, será possível localizar o motivo:
- Para os casos de guias com status "Em Análise", é possível verificar Pareceres:
- Atenção: Muita cautela quanto ao repasse de informações contidas nos Pareceres - Importante orientar sobre o andamento, exemplo: Documentação Pendente, Número de contato com o médico assistente. Em casos como o exemplo abaixo, informar apenas que a guia se encontra no trâmite de análise e será necessário aguardar.
- ORIENTAÇÃO PARA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA / EMERGÊNCIA
Os atendimentos nos casos de urgência/emergência não precisam de autorização prévia.
Orientação ao Beneficiário
Sr. (a), (Nome do Beneficiário) A Assefaz não utiliza nenhum mecanismo que impeça ou dificulte o atendimento nessa situação. Para toda solicitação realizada em caráter de urgência/emergência, o prestador deverá realizar o atendimento e enviar a solicitação sistêmica pós, conforme prazo definido em contrato firmado com o prestador.
- ORIENTAÇÃO QUANTO AOS PRAZOS ESTABELECIDOS PELA ANS
A ANS estabelece prazos máximos para o atendimento ao beneficiário por meio de Resolução Normativa nos serviços e procedimentos por ele contratados. Este prazo refere-se ao atendimento por qualquer profissional da especialidade desejada e não por um profissional específico. A ANS, não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores de serviços de saúde e, sim, regular para haver no mínimo uma alternativa para o atendimento ao beneficiário.
A ANS estabelece prazos máximos para atendimento ao beneficiário por meio de Resolução Normativa.
Os prazos estabelecidos pela ANS são:
- Serviço de Diagnóstico por laboratório de Análises Clínicas em regime ambulatorial - Em até 3 (três) dias úteis.
- Para Consultas Básicas: Pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia - Em até 7 (sete) dias úteis.
- Para Consulta e Procedimentos: realizados em consultório/clínica com Cirurgião Dentista - em até 7 (sete) dias úteis.
- Para Consultas nas demais especialidades médicas - Em até 14 (quatorze) dias úteis.
- Para Consulta/Sessão: com Fonoaudiólogo - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Para Consulta/Sessão: com Nutricionista - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Para Consulta/Sessão: com Psicólogo - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Para Consulta/Sessão: com Terapeuta Ocupacional - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Para Consulta/Sessão: com Fisioterapeuta - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Para Consulta/Sessão: com Enfermeiro Obstetra ou Obstetriz - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Tratamentos Antineoplásicos Domiciliares de uso oral, incluindo medicamento para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento e adjuvantes - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Demais Serviços Diagnósticos e Terapia em regime ambulatorial - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Atendimento em regime de Hospital-Dia - Em até 10 (dez) dias úteis.
- Procedimentos de alta complexidade — PAC - Em até 21 (vinte e um) dias úteis - (PAC consta no anexo I do rol de procedimentos e eventos da ANS);
- Atendimento em regime Internação Eletiva - Em até 21 (vinte e um) dias úteis.
- Urgência e Emergência: Atendimento Imediato.
ATENÇÃO
Caso seja necessário, registrar protocolo, este deve conter os dados a seguir, quando for encaminhar ao setor de responsabilidade:
- Número da Guia Prestador:
- Nome Completo do Paciente:
- Telefone de Contato:
- E-mail:
OBSERVAÇÃO
Guia Autorizada ou Parcialmente Autorizada na etapa Fim - O Beneficiário poderá manter contato com o prestador para dar continuidade ao atendimento.
- COMO ORIENTAR O BENEFICIÁRIO QUANTO A REVALIDAÇÃO DAS GUIAS AUTORIZADAS
Orientação ao Atendente
Se o beneficiário entrar em contato solicitando revalidação da guia por não ter conseguido realizar o procedimento no prazo, oriente-o a contatar o prestador para gerar a solicitação.
- QUANDO O (A) BENEFICIÁRIO (A) INFORMA QUE O SISTEMA AUTORIZADOR ESTÁ INOPERANTE (FORA DO AR)
Solicitar que o (a) beneficiário (a) passe o telefone a (o) atendente do prestador e orientar conforme o script: 2.3.14 - Instabilidade Sistêmica Fácil - Contingência.
Se não for possível falar com o (a) atendente pelo telefone do (a) beneficiário (a), informar que será necessário o prestador entrar em contato com a Central de Atendimento para as devidas orientações
FLUXOS PARA PRIORIZAÇÃO DE REGISTROS |
Primeiramente, verificar se o beneficiário entrou em contato para tratar do mesmo assunto em outro momento. Caso positivo, efetuar a pesquisa dos protocolos abertos pelo beneficiário e informar no seu respectivo registro esses protocolos para a devida priorização. Caso o chamado de priorização ainda esteja aberto, cadastrar reiterações no campo notas recentes do protocolo atual ou do anterior e direcionar ao setor Regulação Médica. Não esquecer de sempre inserir o número da guia.
Caso o beneficiário contate a nossa Central de Atendimento solicitando prioridade em alguma guia, daremos prioridade somente para as situações abaixo: 1. Guia em que possui procedimento / coleta de material para cultura: (Biópsias de próstata, mama, pele, hepática dentre outras). 2. Guia referente a tratamento oncológico / quimioterápico - (CNU: Seguir conforme orientações abaixo - Contato direto com CNU).
3. Quando a guia estiver com o status Em Análise, porém, apresentar parecer para anexar documento (s), ou seja, o correto seria estar no fluxo Aguardando Documentação. 4. Guia fora do prazo – Guia onde o prazo preconizado pela ANS, por meio da RN 566, estiver ultrapassado. Deverá ser aberto um chamado de priorização para o setor da Regulação Médica. 5. Quando o (a) beneficiário (a) insistir em abrir uma reclamação, independente do prazo máximo da ANS, principalmente se o beneficiário ou seu interlocutor ameaçar NIP ou demanda judicial. 6. Se o beneficiário estiver no local e for idoso ou estiver no local relatar dificuldade de locomoção/deslocamento. |
Observação Operador:
Se o beneficiário desejar apenas acompanhar a solicitação, informar o andamento e não abrir protocolo.
Nunca informar os critérios de prioridade ao Beneficiário, representante legal e/ou prestador. 1.3.1 - Solicitação/ Acompanhamento
Não atendendo aos critérios de prioridade acima, informar:
"Prezado (a) sr. (a): A solicitação foi realizada em sistema dia XXX, em caráter eletivo.
Conforme a ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar, o prazo para finalização é de até XXXX dias úteis (ver tabela de prazos).
Porém, visando a melhor experiência aos nossos Beneficiários, a Fundação Assefaz vem buscando analisar as solicitações antes dos prazos preconizados na ANS.
Informamos que, estando atualizados os dados do titular, este será informado quanto à finalização da guia por e-mail automático (sistema autorizador), pelo prestador ou caso prefira, poderá contatar a Central de atendimento novamente".
Informar ao beneficiário que a solicitação está dentro dos prazos preconizados pela ANS, conforme a RN-566, podendo ser finalizada a qualquer momento.
Informação interna:
Cabe ao operador realizar a triagem e abertura do protocolo ao Grupo de atendimento Regulação Médica apenas nos casos já sinalizados acima.
1 - Templete - Prioridade - Guia (s) Copiar/Colar no SysAid
Sr. (a) XXXXXXXXXXXX entrou em contato com a Central para solicitar prioridade na autorização da guia n.º XXXXXXX
Prezados,
Bom dia! Boa tarde!
Por gentileza:
Prioridade/Finalização solicitada para:
Guia (s) n.º (s): XXXXX
Beneficiário (a): XXXXXXXX
Evento (s): XXXXXXXXX
Protocolo (s): XXXXXXXXX
Solicitação de serviço: XXXXXXXXX
Motivo:
- Procedimento / coleta de material para cultura
- Tratamento oncológico / quimioterápico
- Status "Em Análise" com solicitação de documento - o fluxo deveria ser: "Aguardando Documentação"
- Guia fora do prazo preconizado pela ANS
- Ameaça de NIP ou demanda judicial
- Beneficiário idoso no local ou está no local e relata dificuldade de locomoção/deslocamento
Dados de contato
Telefone: XXXXXXXXXX
E-mail: XXXXXXXXXXXX
Status: Encaminhado
Prioridade: Máxima
Importante: Para uma maior agilidade, copiar o template e inserí-lo no grupo Teams: Suporte para a Central.
Se a solicitação não se enquadrar nos critérios de prioridade o protocolo não será encaminhado para a Regulação Médica, entretanto, se o (a) solicitante está repetidamente entrando em contato com a Central ou se for um caso específico e pontual, contatar o suporte para verificar se é possível a solicitação interna com o setor Regulação Médica. Após a aprovação, direcionar o template abaixo via Teams ao grupo Suporte para a Central e informar na chamada telefônica ou chat que o (a) solicitante aguarde a finalização da guia com o prestador de serviço.
2 - Templete SysAid
Sr. (a) XXXXXXXXXXXX entrou em contato com a Central para solicitar prioridade na autorização da guia n.º XXXXXXX
Guia (s) n.º (s): XXXXX
Beneficiário (a): XXXXXXXX
Evento (s): XXXXXXXXX
Solicitação de serviço: XXXXXXXXX
Motivo:
Status: Resolvido
A contagem de prazo é sempre realizada em dias úteis - não se deve contar sábados/domingos e feriados nacionais.
OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES
Todas as guias de SP/SADT, internação e anexo de OPME, atualmente, possuem validade de 90 dias.
Guias de consultas não possuem validade, devendo ser solicitadas sempre no momento do atendimento. |
COMO CLASSIFICAR O CHAMADO NO SISTEMA SYSAID
CATEGORIA: BENEFICIÁRIO > AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS > SOLICITAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO
STATUS: ENCAMINHADO
GRUPO DE ATENDIMENTO: REGULAÇÃO MÉDICA
TÍTULO: PRIORIDADE - AUTORIZAÇÃO - BENEFICIÁRIO - GUIA XXXX
Criado em 01/04/2018.
Homologação/Regulação em 18/09/2023.
Atualizado em 17/09/2024.
Paulo Corrêa.
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