Solicitação/ Acompanhamento


    1. COMO O BENEFICIÁRIO SOLICITA AUTORIZAÇÃO


As solicitações para realização de exames e procedimentos serão lançadas, diretamente, pelo prestador no Autorizador Web (WebPlan).


ACOMPANHAMENTO DA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO


ATENDIMENTOS ELETIVOS


Para situações em que o prestador já solicitou autorização via Autorizador Web e o beneficiário está aguardando a liberação por parte convênio. 


O operador deve confirmar sempre o número da guia em questão, acessar o sistema autorizador, identificar o “Status”, a “Etapa” e o “Parecer” da guia para que seja repassado a sua devida orientação observando os prazos máximos estabelecidos pela ANS.


  1. Acesse o sistema “WebPlan”, com usuário e senha fornecidos pelo seu gestor.

Link: https://facportalassefaz.facilinformatica.com.br



  1. Clique no ícone Regulação:



  1. Clique na aba Regulação e em Pesquisa de Utilização:



  1. Existe a possibilidade de busca pelo nome do (a) Beneficiário (a) ou pelo número da Guia Operadora:



  1. Clicar no número da Guia Operadora para verificação da análise.



  1. Muita atenção quanto a informação sobre o status da guia:



  1. Em caso de dúvida quanto ao status, o (a) operador (a) poderá verificar pelo link: https://novowebplanassefaz.facilinformatica.com.br/GuiasTISS/ e clicar em Localizar Procedimentos:



  1. Digitar o número da guia no Campo Guia Operadora e clicar em Pesquisar:


  1. A situação apresentará a mesma visualização do prestador:



  1. Retornando ao sistema WebPlan: https://facportalassefaz.facilinformatica.com.br

Para os casos em que toda a guia ou algum (s) item (s) não foi (ram) autorizado (s), selecionar Ver todas Restrições. Abaixo, será possível localizar o motivo:



  1. Para os casos de guias com status "Em Análise", é possível verificar Pareceres:



  1. Atenção: Muita cautela quanto ao repasse de informações contidas nos Pareceres - Importante orientar sobre o andamento, exemplo: Documentação Pendente, Número de contato com o médico assistente. Em casos como o exemplo abaixo, informar apenas que a guia se encontra no trâmite de análise e será necessário aguardar.






    1. ORIENTAÇÃO PARA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA / EMERGÊNCIA



Os atendimentos nos casos de urgência/emergência não precisam de autorização prévia.


Orientação ao Beneficiário


Sr. (a), (Nome do Beneficiário) A Assefaz não utiliza nenhum mecanismo que impeça ou dificulte o atendimento nessa situação. Para toda solicitação realizada em caráter de urgência/emergência, o prestador deverá realizar o atendimento e enviar a solicitação sistêmica pós, conforme prazo definido em contrato firmado com o prestador.


    1. ORIENTAÇÃO QUANTO AOS PRAZOS ESTABELECIDOS PELA ANS



A ANS estabelece prazos máximos para o atendimento ao beneficiário por meio de Resolução Normativa nos serviços e procedimentos por ele contratados. Este prazo refere-se ao atendimento por qualquer profissional da especialidade desejada e não por um profissional específico. A ANS, não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores de serviços de saúde e, sim, regular para haver no mínimo uma alternativa para o atendimento ao beneficiário.

A ANS estabelece prazos máximos para atendimento ao beneficiário por meio de Resolução Normativa. 


Os prazos estabelecidos pela ANS são:


  • Serviço de Diagnóstico por laboratório de Análises Clínicas em regime ambulatorial - Em até 3 (três) dias úteis.
  • Para Consultas Básicas: Pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia - Em até 7 (sete) dias úteis.
  • Para Consulta e Procedimentos: realizados em consultório/clínica com Cirurgião Dentista - em até 7 (sete) dias úteis.
  • Para Consultas nas demais especialidades médicas - Em até 14 (quatorze) dias úteis.
  • Para Consulta/Sessão: com Fonoaudiólogo - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Para Consulta/Sessão: com Nutricionista - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Para Consulta/Sessão: com Psicólogo - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Para Consulta/Sessão: com Terapeuta Ocupacional - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Para Consulta/Sessão: com Fisioterapeuta - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Para Consulta/Sessão: com Enfermeiro Obstetra ou Obstetriz - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Tratamentos Antineoplásicos Domiciliares de uso oral, incluindo medicamento para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento e adjuvantes - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Demais Serviços Diagnósticos e Terapia em regime ambulatorial - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Atendimento em regime de Hospital-Dia - Em até 10 (dez) dias úteis.
  • Procedimentos de alta complexidade — PAC - Em até 21 (vinte e um) dias úteis - (PAC consta no anexo I do rol de procedimentos e eventos da ANS);
  • Atendimento em regime Internação Eletiva - Em até 21 (vinte e um) dias úteis.
  • Urgência e Emergência: Atendimento Imediato.


ATENÇÃO


Caso seja necessário, registrar protocolo, este deve conter os dados a seguir, quando for encaminhar ao setor de responsabilidade:


- Número da Guia Prestador:

- Nome Completo do Paciente:

- Telefone de Contato:

- E-mail



OBSERVAÇÃO


Guia Autorizada ou Parcialmente Autorizada na etapa Fim - O Beneficiário poderá manter contato com o prestador para dar continuidade ao atendimento.



    1. COMO ORIENTAR O BENEFICIÁRIO QUANTO A REVALIDAÇÃO DAS GUIAS AUTORIZADAS


Orientação ao Atendente


Se o beneficiário entrar em contato solicitando revalidação da guia por não ter conseguido realizar o procedimento no prazo, oriente-o a contatar o prestador para gerar a solicitação.



    1. QUANDO O (A) BENEFICIÁRIO (A) INFORMA QUE O SISTEMA AUTORIZADOR ESTÁ INOPERANTE (FORA DO AR)

Solicitar que o (a) beneficiário (a) passe o telefone a (o) atendente do prestador e orientar conforme o script: 2.3.14 - Instabilidade Sistêmica Fácil - Contingência.

Se não for possível falar com o (a) atendente pelo telefone do (a) beneficiário (a), informar que será necessário o prestador entrar em contato com a Central de Atendimento para as devidas orientações



FLUXOS PARA PRIORIZAÇÃO DE REGISTROS


Primeiramente, verificar se o beneficiário entrou em contato para tratar do mesmo assunto em outro momento. Caso positivo, efetuar a pesquisa dos protocolos abertos pelo beneficiário e informar no seu respectivo registro esses protocolos para a devida priorização. Caso o chamado de priorização ainda esteja aberto, cadastrar reiterações no campo notas recentes do protocolo atual ou do anterior e direcionar ao setor Regulação Médica. Não esquecer de sempre inserir o número da guia.


Caso o beneficiário contate a nossa Central de Atendimento solicitando prioridade em alguma guia, daremos prioridade somente para as situações abaixo:


1.  Guia em que possui procedimento / coleta de material para cultura: (Biópsias de próstata, mama, pele, hepática dentre outras).


2.  Guia referente a tratamento oncológico / quimioterápico - (CNU: Seguir conforme orientações abaixo - Contato direto com CNU).

       

3.  Quando a guia estiver com o status Em Análise, porém, apresentar parecer para anexar documento (s), ou seja, o correto seria estar no fluxo Aguardando Documentação.


4.  Guia fora do prazo – Guia onde o prazo preconizado pela ANS, por meio da RN 566, estiver ultrapassado. Deverá ser aberto um chamado de priorização para o setor da Regulação Médica.


5.  Quando o (a) beneficiário (a) insistir em abrir uma reclamação, independente do prazo máximo da ANS, principalmente se o beneficiário ou seu interlocutor ameaçar NIP ou demanda judicial.


6.  Se o beneficiário estiver no local e for idoso ou estiver no local relatar dificuldade de locomoção/deslocamento.


Observação Operador: 

Se o beneficiário desejar apenas acompanhar a solicitação, informar o andamento e não abrir protocolo.

Nunca informar os critérios de prioridade ao Beneficiário, representante legal e/ou prestador. 1.3.1 - Solicitação/ Acompanhamento

     

Não atendendo aos critérios de prioridade acima, informar: 

"Prezado (a) sr. (a): A solicitação foi realizada em sistema dia XXX, em caráter eletivo. 

Conforme a ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar, o prazo para finalização é de até XXXX dias úteis (ver tabela de prazos). 

Porém, visando a melhor experiência aos nossos Beneficiários, a Fundação Assefaz vem buscando analisar as solicitações antes dos prazos preconizados na ANS. 

Informamos que, estando atualizados os dados do titular, este será informado quanto à finalização da guia por e-mail automático (sistema autorizador), pelo prestador ou caso prefira, poderá contatar a Central de atendimento novamente". 

Informar ao beneficiário que a solicitação está dentro dos prazos preconizados pela ANS, conforme a RN-566, podendo ser finalizada a qualquer momento. 

      Informação interna: 

Cabe ao operador realizar a triagem e abertura do protocolo ao Grupo de atendimento Regulação Médica apenas nos casos já sinalizados acima.


1 - Templete - Prioridade - Guia (s) Copiar/Colar no SysAid


Sr. (a) XXXXXXXXXXXX entrou em contato com a Central para solicitar prioridade na autorização da guia n.º XXXXXXX

 

Prezados, 

Bom dia! Boa tarde! 

Por gentileza: 

Prioridade/Finalização solicitada para: 

Guia (s) n.º (s):  XXXXX 

Beneficiário (a):  XXXXXXXX 

Evento (s):  XXXXXXXXX 

Protocolo (s):  XXXXXXXXX 

Solicitação de serviço:  XXXXXXXXX 

Motivo:  

- Procedimento / coleta de material para cultura

- Tratamento oncológico / quimioterápico 

- Status "Em Análise" com solicitação de documento - o fluxo deveria ser: "Aguardando Documentação"

- Guia fora do prazo preconizado pela ANS

- Ameaça de NIP ou demanda judicial

- Beneficiário idoso no local ou está no local e relata dificuldade de locomoção/deslocamento

Dados de contato

Telefone: XXXXXXXXXX

E-mail: XXXXXXXXXXXX

Status: Encaminhado
Prioridade: Máxima

Importante: Para uma maior agilidade, copiar o template e inserí-lo no grupo Teams: Suporte para a Central.


Se a solicitação não se enquadrar nos critérios de prioridade o protocolo não será encaminhado para a Regulação Médica, entretanto, se o (a) solicitante está repetidamente entrando em contato com a Central ou se for um caso específico e pontual, contatar o suporte para verificar se é possível a solicitação interna com o setor Regulação Médica. Após a aprovação, direcionar o template abaixo via Teams ao grupo Suporte para a Central e informar na chamada telefônica ou chat que o (a) solicitante aguarde a finalização da guia com o prestador de serviço.

2 - Templete SysAid

Sr. (a) XXXXXXXXXXXX entrou em contato com a Central para solicitar prioridade na autorização da guia n.º XXXXXXX


Guia (s) n.º (s):  XXXXX 

Beneficiário (a):  XXXXXXXX 

Evento (s):  XXXXXXXXX

Solicitação de serviço:  XXXXXXXXX  

Motivo: 

Status: Resolvido


A contagem de prazo é sempre realizada em dias úteis - não se deve contar sábados/domingos e feriados nacionais.

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES


As guias de internação e de SP/SADT tem validade de 3 meses? 

Todas as guias de SP/SADT, internação e anexo de OPME, atualmente, possuem validade de 90 dias.


A guia de consulta tem alguma validade?

Guias de consultas não possuem validade, devendo ser solicitadas sempre no momento do atendimento.


 


COMO CLASSIFICAR O CHAMADO NO SISTEMA SYSAID


CATEGORIA: BENEFICIÁRIO > AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS > SOLICITAÇÃO/ ACOMPANHAMENTO

STATUS: ENCAMINHADO

GRUPO DE ATENDIMENTO: REGULAÇÃO MÉDICA

TÍTULO: PRIORIDADE - AUTORIZAÇÃO - BENEFICIÁRIO - GUIA XXXX



Criado em 01/04/2018.

Homologação/Regulação em 18/09/2023.

Atualizado em 17/09/2024.

Paulo Corrêa.

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