3.8.2 – Retenção/ Desligamento - Assefaz Social 

 
Antes de repassar as informações do desligamento é necessária a tentativa de retenção do beneficiário no primeiro atendimento, considerando o passo a passo abaixo: 

 

PASSO A PASSO OBRIGATÓRIO DO PROCESSO DE RETENÇÃO 

 

 

 

 


ITEM 1 – ATUALIZAÇÃO CADASTRAL       

 

Sempre realizar a atualização cadastral antes de qualquer orientação ao beneficiário sobre o assunto, conforme processos abaixo; (argumentar a necessidade).  

 

a) O Titular - poderá atualizar seu cadastro e de todo grupo familiar e receber orientações do desligamento; 

b) Dependente e Agregado - poderá atualizar seu próprio cadastro e receber posteriormente orientações quanto ao fluxo de desligamento, sendo o titular responsável por solicitar o desligamento de dependentes do Assefaz Social junto a Fundação; 

c) Terceiro - poderá receber orientação que o titular é responsável por solicitar o desligamento de dependentes do Assefaz Social junto a Fundação, e nos casos onde afirma que responde legalmente em nome do titular recepcionar documentação equivalente para encaminhar ao setor pertinente. Conforme LGPD - Lei n.º 13.709/2018, não poderá terceiro realizar a atualização de dados do beneficiário titular, ou seja, somente do seu próprio cadastro particular. 

      


ITEM 2 – MOTIVOS DE DESLIGAMENTO 

 

Perguntar o motivo do desligamento – esta é uma informação importante - inseri-la na descrição do protocolo SysAid (Obrigatório).  

 

1 - (Sem condições financeiras) - Utilizar Situação 1 (abaixo). 

2 - (Rede de vantagens/ Rede de vantagens/ Benefícios insatisfatório (s)) - Utilizar Observação 1 (abaixo). 

3 - (Opçao por benefícios em outra empresa) - Utilizar Observação 1 (abaixo). 

4 - (Troca de órgão sem convênio com a Assefaz) - Utilizar Observação 2. 

5 - (Outros - XXXXXXXXX)  (Informar). 


ITEM 2.1 – ARGUMENTOS E JUSTIFICATIVAS 

 

Após entender o motivo da solicitação é imprescindível a tentativa de retenção do beneficiário, com argumentações específicas ao motivo do desligamento. Por exemplo: 

 

Situação 01: 

 

Argumentações: “O (a) senhor (a) tem uma série de benefícios no Social por um valor simbólico, lembrando que o valor de R$75,00, (setenta e cinco reais), do Assefaz Social é referente ao grupo familiar, (titular e dependentes), com diversos benefícios incluídos no seu plano, como plano odontológico com desconto, Wellhub (GymPass), Rede de Vantagens, entre outros.” 

     

Observações:  

 

I - Após entender o motivo da solicitação é imprescindível a tentativa de retenção do beneficiário, com argumentações específicas ao motivo do desligamento e abordagem de todas as vantagens do Assefaz Social. 

 

II - Informar o beneficiário que poderá sugerir algum parceiro para credenciamento ao Social na Rede de Vantagens, (descontos). Poderá também sugerir algum outro benefício a ser agregado ao Assefaz Social. 

 

III – Explorar a localidade do beneficiário sempre em favor dos centros de lazer da Fundação, observando se a Assefaz possui naquela região possibilitando maior argumentação. 

 

IV – Questionar se o beneficiário já utilizou a diária bônus para hospedagem em algum dos Centros de Lazer, se não houver utilizado, informar da possibilidade de utilização para que ele não efetue o cancelamento. Neste caso, registrar no protocolo a retenção e direcionar para Captação de MB para que seja feito contato e dado suporte na solicitação do beneficiário.  

 

Situação 02: 

 

Argumentação: “O (a) senhor (a) pode permanecer no plano mesmo sem vínculo com seu órgão patrocinador, podendo permanecer como membro conveniado. Deseja permanecer?” 

       

Atenção: Em todos os casos é necessário que o atendente domine todas as características do Assefaz Social, possibilitando a contenção de um possível desligamento, com a oferta de uma solução que atenda ao que o beneficiário espera.  

 

      

 

Verificar se o (a) beneficiário (a) já solicitou o desligamento junto a Assefaz.  

 
Caso já tenha solicitado o desligamento do Assefaz Social: questionar se o beneficiário possui nº do protocolo de atendimento para localizar em sistema e verificar as tratativas a respeito de sua solicitação, vincular essa informação ao novo protocolo e direcionar para Captação de MB para que seja feito contato e a tentativa de retenção. 

 

Observação 02: Caso o beneficiário queira informações de como proceder com o cancelamento mesmo após a tentativa de retenção, informar o fluxo habitual do cancelamento: 

 


 


 

COMO CLASSIFICAR O CHAMADO NO SISTEMA SYSAID 

 
 

CATEGORIA: PLANOS ASSEFAZ > DESLIGAMENTO DE BENEFICIÁRIOS > DESLIGAMENTO / ORIENTAÇÕES 

STATUS: ENCAMINHADO 

GRUPO DE ATENDIMENTO: CAPTAÇÃO DE MB

TÍTULO: DESLIGAMENTO DE BENEFICIÁRIO - ASSEFAZ SOCIAL - MOTIVO XXXXXXXXXXXXXXXXXX 

 


 

    

As diretrizes da retenção de beneficiários no âmbito interno estão disciplinadas na RESOLUÇÃO CD N.º 080, de 21 de dezembro de 2023, e terá um Procedimento Interno que trará todos os cenários possíveis para aplicação da retenção de beneficiários na Assefaz. Portanto é importantíssimo que em todas as ligações que tenham o título de desligamento, a retenção seja aplicada, visando a contenção da saída de beneficiários e o atendimento das metas estipuladas no Planejamento Estratégico da Fundação. 



Criado em 08/04/2022.

Homologação/Cadastro em 20/11/2023.

Atualizado em: 12/06/2024.

Paulo Corrêa

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