1.20.07 - Notificação de Inadimplência

Desligamento por Inadimplência: RESOLUÇÃO NORMATIVA (RN) 593/2023 

Por meio da Resolução Normativa (RN) 593/2023, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou o processo de notificação de inadimplência.

A partir de 01/02/2025 foi divulgada alteração da RN 593/2023, na qual admite que as Operadoras de Saúde possam realizar a notificação de inadimplência por:

- E-mail, desde que o e-mail possua certificado digital ou haja a confirmação de leitura do correio eletrônico;

- Mensagem de texto para telefones celulares, que poderá ser feita via SMS ou via aplicativo de mensagens com criptografia de ponta a ponta, desde que o beneficiário responda à mensagem;

Ligação telefônica gravada, de forma pessoal ou pelo sistema URA (Unidade de Resposta Audível), desde que haja a confirmação de dados pelo beneficiário.

 

Atendimento Receptivo

Quando o beneficiário entrar em contato com a Central, devemos estar atentos às seguintes situações:

- Fornecer de imediato o número do protocolo ao beneficiário. 

- Ouvir atentamente a solicitação do beneficiário

- Efetuar a confirmação de 3 dados cadastrais (CPF obrigatório). 

- Identificar se o interlocutor é Titular ou Agregado desmembrado.

- Informar que a ligação está sendo gravada.  

- Caso o interlocutor seja: 

Dependente ou agregado não desmembrado - Orientar que o titular entre em contato para tratar sobre pendências administrativas. Não verbalizar o termo “pendências financeiras”. 

Titular, agregado desmembrado ou responsável financeiro:  

- Consultar na Planilha em Excel se consta o nome do beneficiário (enviado pelo Setor Financeiro)

Clique aqui

- Confrontar com a situação financeira na intranet em >> BENEFICIÁRIO >> Sistemas WEB >> GNAF>> Cobrança >> Inadimplência RN 593/2023: 

- Digitar o número do CPF: 

Segundo passo:  

Informar ao beneficiário os títulos em aberto (Competência, vencimento e valor).

A Notificação deverá ser por mensalidades (30 dias) = 01 mensalidade e dias de atraso no caso período inferior a 30 dias.

Ao finalizar o repasse das informações descritas acima, sinalize ao beneficiário que ele tem um prazo de 10 dias a contar da data da notificação para liquidar ou negociar os valores em aberto. Após este prazo, o plano poderá ser ser cancelado/desligado por inadimplência e outras medidas cabíveis, como judicialização e registro no SPC. 

Terceiro passo: 

Ao finalizar a ligação com o beneficiário inserir na planilha os dados: 

- Número do Protocolo 

- Número do Chamado

- Nome completo do beneficiário

- Número do CPF do beneficiário

- Data da Notificação e 

- Identificação do Atendente. 

Obs. Planilha em Excel. (modelo enviado pelo Setor Financeiro)

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Formas de pagamento: 

PIX 

Dados obrigatórios a coletar:

  • CPF do Titular ou Agregado desmembrado
  • Nome completo
  • Mensalidade (s) quitada (s) - Valor total

Boleto

Verificar se está disponível no site, caso contrário, solicitar ao setor Financeiro.

Negociação 

Verificar o script - Negociação de valores:

 http://10.61.1.57:3000/pt-br/home/01_Beneficiario_Saude/1_20/1_20_06

 

Atendimento Ativo

O Setor Financeiro enviará periodicamente planilha contendo os nomes dos beneficiários inadimplentes (com o prazo de 50 dias e/ou mais de inadimplência) para que os atendentes façam as referidas ligações conforme horário/frequência determinados pela Coordenação da Central.


Primeiro passo:

- Consultar a planilha recebida: Clique aqui

- Após constatar inadimplência, consultar o CPF do beneficiário no site da Fundação em >> INTRANET, através do menu SISTEMA WEB >> GNAF>> COBRANCA >> INADIMPLÊNCIA RN 593/2023. 


👤 Identificação e Introdução 


Operador(a): 

 

Olá, bom dia / boa tarde / boa noite! 

Meu nome é [Seu Nome] e falo em nome da Fundação Assefaz. 

Gostaria de falar com o(a) Sr(a). [Nome do Beneficiário], por gentileza.

✅ Confirmação de Identidade 

- Nome completo - CPF - Nome da mãe

(Após confirmação de que está falando com o beneficiário): 


📂 Apresentação da Pendência 


Operador(a): 


O motivo do nosso contato é tratar de pendências administrativas relacionadas ao seu plano de saúde Assefaz. 

 

Informo que esta ligação está sendo gravada para sua segurança, e foi gerado o protocolo de atendimento nº [XXXXXXXX]. 

 

Ao consultarmos nossa base de dados, verificamos que o(a) Sr(a). consta na lista de beneficiários com inadimplência, vinculada ao seu CPF, o Sr. Sra. tem ciência quanto a informação? 


(Se a resposta for sim):


Peço, por gentileza,  que aguarde um instante em linha para que eu possa verificar o valor atualizado junto ao setor responsável.

 

(O valor vencido deverá ser consultado junto ao financeiro para o repasse da informação ao beneficiário) 

O valor total atualizado é de R$ [XXX,XX], referente (s) à (s) seguinte (s) (Competência (s), vencimento (s) e valor (es)) – Ex.: Meses: XX/ janeiro de 2025, no valor de R$ XXXX,XX, -  XX/fevereiro de 2025, no valor de R$ XXXX - XX - março de 2025, no valor de R$ XXXX,XX e XX/abril de 2025, no valor de R$ XXXX,XX - imagem acima. Seguir para o segundo passo

(Se a resposta for não):

Peço por gentileza, o envio do comprovante do pagamento para direcionarmos ao setor responsável,  pois até o momento não identificamos a quitação desse(s) valor(es) em nosso sistema.  

Segundo passo: 

Atenção: 

Caso a regularização não ocorra no prazo de até 10 dias a partir desta notificação, o seu plano será cancelado por inadimplência. Além disso, a pendência poderá ser encaminhada para medidas administrativas e judiciais, incluindo eventual registro em órgãos de proteção ao crédito, como SPC/Serasa. 

💡 Opções para Regularização 

 

Operador(a): 


Para realizar a regularização, o (a) Sr (a). [Nome do Beneficiário] poderá: 

 

- Pagamento - PIX 

Dados obrigatórios a coletar:

  • CPF do Titular ou Agregado desmembrado
  • Nome completo
  • Mensalidade (s) quitada (s) - Valor total

- Pagamento - Boleto

Verificar se está disponível no site, caso contrário, solicitar ao setor Financeiro.

💳 Caso o beneficiário solicite o boleto 

 

Operador(a): 

 
Perfeito! Poderia, por gentileza, confirmar o e-mail atualizado para envio do boleto? 

- (Encaminhar o (s) boleto (s) atualizado (s) na intranet - Área do Beneficiário:

Sistemas WEB > GNAF > Cobrança > Boleto bancário):


Inserir o número do CPF e clicar na lupa:


ou Portal Assefaz:


- Negociação 

Verificar o script - Negociação de valores:

 http://10.61.1.57:3000/pt-br/home/01_Beneficiario_Saude/1_20/1_20_06

 

🤝 Encerramento Cordial 


Operador(a): 

Agradecemos pela sua atenção, Sr(a). [Nome do Beneficiário]. 

Sabemos que imprevistos podem acontecer e, por isso, estamos à disposição para oferecer todo o suporte necessário para que o(a) Sr(a). regularize a situação o quanto antes, evitando a suspensão dos serviços de assistência à saúde do seu plano, conforme previsto em contrato. 

Reforçamos que estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e para auxiliá-lo(a) na regularização da situação, garantindo a continuidade dos serviços de assistência à saúde e demais benefícios oferecidos pela Assefaz. 

Desejamos um excelente dia e uma ótima semana! 


Terceiro passo:

- Ao finalizar as ligações com os beneficiários, inserir na planilha - Excel. (modelo enviado pelo Setor Financeiro)

- Tipo de chamado:

- Tentativas - da 1ª (primeira) a 5ª (quinta).

- Número do Protocolo:

- Número do Chamado: 

- Data da Notificação - (Apenas nos casos em que a ligação se enqudrar em notificação de cancelamento)

- Beneficiário já cancelado? - Caso o beneficiário já esteja cancelado, selecionar "SIM". As células automaticamente ficarão na cor verde.  Mesmo assim, o (a) atendimento poderá prosseguir com a informação da inadimplência e opçõpes de pagamento, independente do cancelamento.

Atendente:

- Observação - Incluir informações sobre tentativas de contato, plano cancelado, chamadas recusadas, dentre outras.


Planilha Excel - Clique aqui


 

Criado em 09/05/2025.

Homologação Financeiro em 09/05/2025.

Atualizado em 26/05/2025.

Charles Lima / Taila Lins.

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