Saúde em casa – Internação Domiciliar


A Fundação Assefaz com o intuito de ofertar a melhor assistência ao seu beneficiário, e entendendo que existem pessoas que apresentam condições clinicas de saúde com comprometimento, que necessitam estar em ambiente hospitalar para manutenção da  vida, disponibilizamos o programa de internação domiciliar como forma de continuidade de seu tratamento no conforto e aconchego do seu lar.


O objetivo do programa é a desospitalização do beneficiário para continuidade dos atendimentos prestados com equipe e recursos especializados em âmbito residencial.


A elegibilidade do beneficiário se faz através de análise da condição clínica após a família encaminhar o relatório médico hospitalar, prescrição medicamentosa e nutricional para  a Gerência de sua localidade.

Após o recebimento, o beneficiário será avaliado exclusivamente pela equipe de saúde  da Fundação Assefaz. Após a admissão, o quadro clínico do beneficiário será avaliado constantemente e assim que estabilizado o beneficiário poderá ter alta do programa.


Para admissão, o beneficiário deve residir em área de abrangência de cobertura do programa, com condições seguras e de fácil acesso, salubre, com saneamento e energia  elétrica. Faz-se necessário a disponibilização de um Cuidador apto* pelos familiares, o qual será treinado para acompanhamento do paciente para realizar cuidados de atividades de vida diária, como higienização, mudança de posicionamento na cama, transferências cama-cadeira, lazer, alimentação e medicação.

*Cuidador apto: Deverá ser aquele que não possua limitações físicas/mentais que o impeçam de ministrar os cuidados de vida diária com o beneficiário.


Para mais informações sobre o Saúde em Casa - Internação Domiciliar, os critérios de elegibilidade ou processo de admissão encaminhar e-mail ou entrar contato por via telefone na Gerência Regional do estado ou em Brasília/DF - CPP. (Tabela abaixo)



E-mails e telefones das regionais:



Gerência

E-mail

Telefone

Alagoas

enfermagem.al@assefaz.org.br

(82) 3221-7541 

(82) 99351-0340

Amazonas

assefaz.am@assefaz.org.br

(92) 3085-7925

Bahia

auditoriaenfermagem.ba@assefaz.org.br

(71) 3082-6010

Ceará

homecare.ce@assefaz.org.br

(85) 9 9111-1893

Distrito Federal (CPP)

paisaude.df@assefaz.org.br

(61) 2108-6238

(61 ) 2108-0480

Espirito Santo

auditoriaenfermagem.es@assefaz.org.br

(27) 3222-4555

Goias

saude.go@assefaz.org.br

(62) 3212-1999

Maranhão

auditoriaenfermagem.ma@assefaz.org.br

(98) 3232-2584

Minas Gerais

auditoriaenfermagem.mg@assefaz.org.br

(31) 3274-4414

Mato Grosso

saude.go@assefaz.org.br

(62) 3212-1999

Mato Grosso do Sul

saude.go@assefaz.org.br

(62) 3212-1999

Pará

assefaz.pa@assefaz.org.br

(91) 3224-2449

Paraíba

enfermagem.pb@assefaz.org.br

(83) 3214-7260

Pernambuco

auditoriaenfermagem.pe@assefaz.org.br

(81) 2102-1900

Piauí

auditoriaenfermagem.pi@assefaz.org.br

(86) 9 9425-0570

Tocantins

saude.go@assefaz.org.br

(62) 3212-1999

Paraná

auditoriaenfermagem.pr@assefaz.org.br

(41) 3324-0545

Rio de Janeiro

auditoriaenfermagem.rj@assefaz.org.br

(21) 3171-4225

Rondônia

assefaz.pa@assefaz.org.br

(91) 3224-2449

Rio Grande do Norte

homecare.ce@assefaz.org.br

(85) 9 9111-1893

Rio Grande do Sul

auditoriaenfermagem.rs@assefaz.org.br

(51) 3204-7284

Santa Catarina

auditoria-enfermagem.sc@assefaz.org.br

(48) 3028-8332

São Paulo

homecare.sp@assefaz.org.br

(11) 3322-4100

(11) 3322-4105

Sergipe

auditoriaenfermagem.se@assefaz.org.br

(79) 3211-6199




O Posto de atendimento de Brasília, 506 Sul, não receberá as solicitações de Internação Domiciliar, visto que é realizado diretamente pelos enfermeiros da Coordenação de Promoção e Prevenção - CPP.


Perguntas frequentes:

1 - A Fundação Assefaz disponibiliza cuidador?

A  Assefaz não dispõe de equipes de cuidadores, pois é de responsabilidade dos familiares.


2 - O cuidador pode ser formal: quando se é contratado pelos familiares ou informal: pessoa da família ou amigo?

O cuidador é aquela pessoa que realizará os cuidados de vida diários, tais como: higienização (banho, higiene bucal, troca de fraldas), lazer, mudança de posicionamento na cama, alimentação (ofertar alimento via oral ou gastrostomia/jejunostomia) e etc.


3 - O processo demora quanto tempo?

Como se trata de processo regional, cada Gerência possui suas particularidades e fluxo. Sendo assim é importante que o (a) Sr.(a) Entre em contato através dos telefones ou e-mail (Tabela acima).


4 - Meu pai / mãe é acamado, ele tem direito a Home Care?

Para pacientes que são acamados existe o programa Saúde em Casa- Assistência Domiciliar com atendimentos multidisciplinares, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição domiciliar.

Somente o fato de estar restrito ao leito, não quer dizer que ele precise do profissional/técnico de enfermagem a beira leito. Podendo apenas necessitar de um cuidador para realizar os cuidados de vida diários, como troca de fraldas, alimentação, mudança de posicionamento na cama), higienização.

Estes cuidados são realizados por cuidadores e a indicação de cuidadores é responsabilidade dos familiares.


5 - Quais equipamentos são fornecidos na Internação Domiciliar?

Caso o beneficiário apresente perfil para o programa, poderão ser fornecidos equipamentos, a depender da condição clínica do beneficiário: Cama manual, cadeira higiênica, cadeira de banho, respirador mecânico, concentrador de oxigênio, aspirador de secreções, oxímetro de mesa e entre outros.


6 - PROBLEMAS COM DIETAS AOS FINAIS DE SEMANA OU FERIADO:

Quando for solicitado informações sobre dietas aos finais de semana ou feriados, como problemas com bomba de infusão, falta de dieta, outros, orientar o beneficiário a entrar em contato com o plantão de emergência 24h do prestador de Internação Domiciliar  que faz o atendimento ao beneficiário.


Observação: Confirmar com o Beneficiário / Responsável, qual a empresa que está prestando o serviço de internação domiciliar antes de repassar os contatos abaixo.


Telefone das empresas do DF para esta situação:


Prime: 9 9866-1217

2P Health Care: (61) 9 9273-2251

SOS Vida: (61) 3771-5499 e (61) 99427-2150

Policare: (61) 3535-4590 / 4599 / 4545 (Ligações) ou (61) 9 9863-2943 (Apenas mensagens)

Geroclinica: (61) 9 9112-8985

Captamed: 4004-1406

Quality: 9 9280-4010

Medlife / On Life: 0800 642 1202 e 3772-9772 / 9755 / 9756 / 9757


Mesmo a dieta sendo fornecida pela empresa Special Pharmus, é uma empresa que funciona somente em horário comercial, o Home Care, que tem plantão 24h, é apto para resolver questões de emergência relacionadas à dieta.


Observação: Em horário comercial deve ser orientado a entrar em contato com a gerência do Estado ou com a CPP pelo e-mail ou telefone. (Tabela acima)



CATEGORIZAÇÃO SYSAID - Grupo de Atendimento: CPP


TÍTULO: INTERNAÇÃO DOMICILIAR - BENEFICIÁRIO: XXXXXXXX





Criado em 27/01/2020.

Homologação/CPP em 23/11/2022.

Alterado em 29/11/2022.

Charles Lima.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: What is a Help Authoring tool?