2.3.3 - Consulta/ Acompanhamento

       

COMO CONSULTAR AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS


A consulta da solicitação em sistema, pode ser realizada tanto pelo atendente, quanto pelo prestador.  


Consulta do prestador:


Para que o prestador consulte o andamento das solicitações, é necessário acessar o sistema Fácil (WebPlan) de emissão de guias, através do link: https://novowebplanassefaz.facilinformatica.com.br/GuiasTISS/Logon


Passo a passo para consultar as guias - Link: http://www.assefaz.org.br/callcenter/131-SolicitacaoAcompanhamento.html 



FLUXOS DE GUIAS


STATUS EM ANÁLISE


Quando o procedimento não for autorizado imediatamente este será submetido a análise, sendo necessário aguardar dentro dos prazos estipulados pela ANS.





STATUS AGUARDANDO DOCUMENTAÇÃO


Sempre que uma solicitação for inserida em sistema, é necessário anexar todos os documentos para que passem pela análise médica. 

Ainda assim, após a análise, poderá ser solicitado outros documentos, conforme necessidade de cada caso, neste caso a guia é direcionada para a etapa: Prestador.

Somente após anexar nova documentação a solicitação poderá ser encaminhada pelo prestador para continuidade da análise. 

Nesse caso será necessário verificar qual documentação está sendo solicitada.


Veja o passo a passo: Clique na lupa (Ações) para abrir todas as informações referente a solicitação.


STATUS AUTORIZADO


Quando a guia estiver com o status “Autorizado”, necessário verificar em qual etapa ela está, somente na etapa Fim é possível afirmar que a guia encontra-se autorizada. 



STATUS AUTORIZADO PARCIAMENTE


Esse status “Autorizado Parcialmente” ocorre quando somente parte dos procedimentos solicitados são autorizados. Neste caso é necessário verificar, no parecer salvo, o que foi negado e a justificativa.


STATUS NEGADO


Para os casos em que não houver pertinência técnica para autorização ou tratar-se de duplicidade, os eventos serão negados e a guia encaminhada para etapa FIM. Neste caso é possível verificar o motivo da negativa no parecer.


STATUS CANCELADO


Atualmente não existe campo obrigatório a ser preenchido pelo prestador no momento do cancelamento. Demanda será tratada por meio de implemento junto a equipe Fácil. 


ETAPA NEGOCIAÇÃO ASSEFAZ


Já foi assumida pela Assefaz e encaminhada para cotação.



Carta GNS Aos Prestadores de Serviços Médico-Hospitalares da Fundação Assefaz

Assunto: Orientação de Guias de Autorização e Faturamento.

a) Emissão de guias para serviços terceirizados prestados a pacientes internados.

b) Beneficiários cancelados por óbito.

c) Tipo de alta (arquivo .xml).



FLUXOS PARA PRIORIZAÇÃO DE REGISTROS

Primeiramente, verificar se o prestador entrou em contato para tratar do mesmo assunto em outro momento. Caso positivo, efetuar a pesquisa dos protocolos abertos pelo pretador e informar no seu respectivo registro esses protocolos para a devida priorização. Caso o chamado de priorização ainda esteja aberto, cadastrar reiterações no campo notas recentes do protocolo atual ou do anterior e direcionar ao setor Regulação Médica. Não esquecer de sempre inserir o número da guia.


Caso o prestador contate a nossa Central de Atendimento solicitando prioridade em alguma guia, daremos prioridade somente para as situações abaixo:


1.  Guia em que possui procedimento / coleta de material para cultura: (Biópsias de próstata, mama, pele, hepática dentre outras).

2.  Guia referente a tratamento oncológico / quimioterápico - (CNU: Seguir conforme orientações abaixo - Contato direto com CNU).

3.  Quando a guia estiver com o status Em Análise, porém, apresentar parecer para anexar documento (s), ou seja, o correto seria estar no fluxo Aguardando Documentação.

4.  Guia fora do prazo – Guia onde o prazo preconizado pela ANS, por meio da RN 566, estiver ultrapassado. Deverá ser aberto um chamado de priorização para o setor da Regulação Médica.

5.  Se o beneficiário estiver no local e for idoso ou estiver no local relatar dificuldade de locomoção/deslocamento.


Observação Operador: 

Se o beneficiário desejar apenas acompanhar a solicitação, informar o andamento e não abrir protocolo.

Nunca informar os critérios de prioridade ao beneficiário, representante legal e/ou prestador. 

     

Não atendendo aos critérios de prioridade acima, informar: 

"Prezado (a) Sr. (a): A solicitação foi realizada em sistema dia XXX, em caráter eletivo. 

Conforme a ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar, o prazo para finalização é de até XXXX dias úteis (ver tabela de prazos). 

Porém, visando a melhor experiência aos nossos Beneficiários, a Fundação Assefaz vem buscando analisar as solicitações antes dos prazos preconizados na ANS. 

Informamos que, estando atualizados os dados do titular, este será informado quanto à finalização da guia por e-mail automático (sistema autorizador), pelo prestador ou caso prefira, poderá contatar a Central de atendimento novamente". 

     Informação interna: 

Cabe ao operador realizar a triagem e abertura do protocolo apenas nos casos já sinalizados acima.

Quando a solicitação de prioridade não se enquadrar em nenhum dos critérios mencionados acima, e ainda estivermos dentro dos prazos de analises:

Informar ao beneficiário que a solicitação está dentro dos prazos preconizados pela ANS – por meio da RN-566 podendo ser analisado a qualquer

momento. 

Observação 

A contagem de prazo é sempre realizada em dias úteis (não se deve contar sábados/domingos e feriados nacionais)





COMO CLASSIFICAR O CHAMADO NO SISTEMA SYSAID


CATEGORIA: PRESTADOR > AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS > CONSULTA/ ACOMPANHAMENTO

STATUS: ENCAMINHADO

GRUPO DE ATENDIMENTO: REGULAÇÃO MÉDICA

TÍTULO: PRIORIDADE - PRIORIDADE - AUTORIZAÇÃO - PRESTADOR - GUIA XXXX


Criado em 01/04/2018.

Homologação/Regulação em 18/09/2023.

Atualizado em 09/12/2023.

Charles Lima.

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