2.3.3 - Consulta/ Acompanhamento
2.3.3 - Consulta/ Acompanhamento
COMO CONSULTAR AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
A consulta da solicitação em sistema, pode ser realizada tanto pelo atendente, quanto pelo prestador.
Consulta do prestador:
Para que o prestador consulte o andamento das solicitações, é necessário acessar o sistema Fácil (WebPlan) de emissão de guias, através do link: https://novowebplanassefaz.facilinformatica.com.br/GuiasTISS/Logon
Passo a passo para consultar as guias - Link: http://www.assefaz.org.br/callcenter/131-SolicitacaoAcompanhamento.html
FLUXOS DE GUIAS
STATUS EM ANÁLISE
Quando o procedimento não for autorizado imediatamente este será submetido a análise, sendo necessário aguardar dentro dos prazos estipulados pela ANS.
STATUS AGUARDANDO DOCUMENTAÇÃO
Sempre que uma solicitação for inserida em sistema, é necessário anexar todos os documentos para que passem pela análise médica.
Ainda assim, após a análise, poderá ser solicitado outros documentos, conforme necessidade de cada caso, neste caso a guia é direcionada para a etapa: Prestador.
Somente após anexar nova documentação a solicitação poderá ser encaminhada pelo prestador para continuidade da análise.
Nesse caso será necessário verificar qual documentação está sendo solicitada.
Veja o passo a passo: Clique na lupa (Ações) para abrir todas as informações referente a solicitação.
STATUS AUTORIZADO
Quando a guia estiver com o status “Autorizado”, necessário verificar em qual etapa ela está, somente na etapa Fim é possível afirmar que a guia encontra-se autorizada.
STATUS AUTORIZADO PARCIAMENTE
Esse status “Autorizado Parcialmente” ocorre quando somente parte dos procedimentos solicitados são autorizados. Neste caso é necessário verificar, no parecer salvo, o que foi negado e a justificativa.
STATUS NEGADO
Para os casos em que não houver pertinência técnica para autorização ou tratar-se de duplicidade, os eventos serão negados e a guia encaminhada para etapa FIM. Neste caso é possível verificar o motivo da negativa no parecer.
STATUS CANCELADO
Atualmente não existe campo obrigatório a ser preenchido pelo prestador no momento do cancelamento. Demanda será tratada por meio de implemento junto a equipe Fácil.
ETAPA NEGOCIAÇÃO ASSEFAZ
Já foi assumida pela Assefaz e encaminhada para cotação.
Carta GNS Aos Prestadores de Serviços Médico-Hospitalares da Fundação Assefaz Assunto: Orientação de Guias de Autorização e Faturamento. a) Emissão de guias para serviços terceirizados prestados a pacientes internados. b) Beneficiários cancelados por óbito. c) Tipo de alta (arquivo .xml). |
FLUXOS PARA PRIORIZAÇÃO DE REGISTROS
Primeiramente, verificar se o prestador entrou em contato para tratar do mesmo assunto em outro momento. Caso positivo, efetuar a pesquisa dos protocolos abertos pelo pretador e informar no seu respectivo registro esses protocolos para a devida priorização. Caso o chamado de priorização ainda esteja aberto, cadastrar reiterações no campo notas recentes do protocolo atual ou do anterior e direcionar ao setor Regulação Médica. Não esquecer de sempre inserir o número da guia.
Caso o prestador contate a nossa Central de Atendimento solicitando prioridade em alguma guia, daremos prioridade somente para as situações abaixo: 1. Guia em que possui procedimento / coleta de material para cultura: (Biópsias de próstata, mama, pele, hepática dentre outras). 2. Guia referente a tratamento oncológico / quimioterápico - (CNU: Seguir conforme orientações abaixo - Contato direto com CNU). 3. Quando a guia estiver com o status Em Análise, porém, apresentar parecer para anexar documento (s), ou seja, o correto seria estar no fluxo Aguardando Documentação. 4. Guia fora do prazo – Guia onde o prazo preconizado pela ANS, por meio da RN 566, estiver ultrapassado. Deverá ser aberto um chamado de priorização para o setor da Regulação Médica. 5. Se o (a) beneficiário (a) for idoso (a) ou possuir alguma deficiência. |
Observação Operador:
Se o solicitante desejar apenas acompanhar a solicitação, informar o andamento e não abrir protocolo.
Nunca informar os critérios de prioridade ao solicitante, representante legal e/ou prestador.
Não atendendo aos critérios de prioridade acima, informar:
"Prezado (a) sr. (a): A solicitação foi realizada em sistema dia XXX, em caráter eletivo.
Conforme a ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar, o prazo para finalização é de até XXXX dias úteis (ver tabela de prazos).
Porém, visando a melhor experiência aos nossos Beneficiários, a Fundação Assefaz vem buscando analisar as solicitações antes dos prazos preconizados na ANS.
Informamos que, estando atualizados os dados do titular, este será informado quanto à finalização da guia por e-mail automático (sistema autorizador), pelo prestador ou caso prefira, poderá contatar a Central de atendimento novamente".
Informar ao beneficiário que a solicitação está dentro dos prazos preconizados pela ANS, conforme a RN-566, podendo ser finalizada a qualquer momento.
Informação interna:
Cabe ao operador realizar a triagem e abertura do protocolo ao Grupo de atendimento Regulação Médica apenas nos casos já sinalizados acima.
1 - Templete - Prioridade - Guia (s) Copiar/Colar no SysAid
Sr. (a) XXXXXXXXXXXX entrou em contato com a Central para solicitar prioridade na autorização da guia n.º XXXXXXX
Prezados,
Bom dia! Boa tarde!
Por gentileza:
Prioridade/Finalização solicitada para:
Guia (s) n.º (s): XXXXX
Beneficiário (a): XXXXXXXX Idade: XX anos
Evento (s): XXXXXXXXX
Protocolo (s): XXXXXXXXX
Solicitação de serviço: XXXXXXXXX
Motivo:
- Procedimento / coleta de material para cultura
- Tratamento oncológico / quimioterápico
- Status "Em Análise" com solicitação de documento - o fluxo deveria ser: "Aguardando Documentação"
- Guia fora do prazo preconizado pela ANS
- Ameaça de NIP ou demanda judicial
- Beneficiário idoso / com deficiência
Dados de contato
Telefone: XXXXXXXXXX
E-mail: XXXXXXXXXXXX
Status: Encaminhado
Prioridade: Máxima
Importante: Para uma maior agilidade, copiar o template e inserí-lo no grupo Teams: Suporte para a Central.
Se a solicitação não se enquadrar nos critérios de prioridade o protocolo não será encaminhado para a Regulação Médica, entretanto, se o (a) solicitante está repetidamente entrando em contato com a Central ou se for um caso específico e pontual, contatar o suporte para verificar se é possível a solicitação interna com o setor Regulação Médica. Após a aprovação, direcionar o template abaixo via Teams ao grupo Suporte para a Central e informar na chamada telefônica ou chat que o (a) solicitante aguarde a finalização da guia com o prestador de serviço.
2 - Templete SysAid
Sr. (a) XXXXXXXXXXXX entrou em contato com a Central para solicitar prioridade na autorização da guia n.º XXXXXXX
Guia (s) n.º (s): XXXXX
Beneficiário (a): XXXXXXXX Idade: XX anos
Evento (s): XXXXXXXXX
Solicitação de serviço: XXXXXXXXX
Motivo:
Status: Resolvido
Não atendendo aos critérios de prioridade acima, informar:
"Prezado (a) Sr. (a): A solicitação foi realizada em sistema dia XXX, em caráter eletivo.
Conforme a ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar, o prazo para finalização é de até XXXX dias úteis (ver tabela de prazos).
Porém, visando a melhor experiência aos nossos Beneficiários, a Fundação Assefaz vem buscando analisar as solicitações antes dos prazos preconizados na ANS.
Informamos que, estando atualizados os dados do titular, este será informado quanto à finalização da guia por e-mail automático (sistema autorizador), pelo prestador ou caso prefira, poderá contatar a Central de atendimento novamente".
Informação interna:
Cabe ao operador realizar a triagem e abertura do protocolo apenas nos casos já sinalizados acima.
Quando a solicitação de prioridade não se enquadrar em nenhum dos critérios mencionados acima, e ainda estivermos dentro dos prazos de analises:
Informar ao beneficiário que a solicitação está dentro dos prazos preconizados pela ANS – por meio da RN-566 podendo ser analisada a qualquer momento.
Observação:
A contagem de prazo é sempre realizada em dias úteis (não se deve contar sábados/domingos e feriados nacionais)
COMO CLASSIFICAR O CHAMADO NO SISTEMA SYSAID
CATEGORIA: PRESTADOR > AUTORIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS > CONSULTA/ ACOMPANHAMENTO
STATUS: ENCAMINHADO
GRUPO DE ATENDIMENTO: REGULAÇÃO MÉDICA
TÍTULO: PRIORIDADE - PRIORIDADE - AUTORIZAÇÃO - PRESTADOR - GUIA XXXX
Criado em 01/04/2018.
Homologação/Regulação em 18/09/2023.
Atualizado em 09/12/2023.
Charles Lima.
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