Recurso de glosa - Orientações


Referente as glosas realizadas nas competências 10, 11 e 12/2023


Prezado Prestador,

 

Informamos que algumas faturas foram  selecionadas para auditoria interna da Assefaz para reanálise, desta forma, houve a glosa (Faturamento Inválido).

Assim, gentileza proceder com o fluxo de solicitação de recurso de glosa utilizando a justificativa: Procedimentos realizados conforme contrato. Favor reconsiderar a glosa indevida.

 

No que tange ao posicionamento do prestador quanto a solicitação de descredenciamento, visto que a ANS não considera a prática de suspensão, orientamos direcionar a demanda à Gerência Regional de origem do prestador que irá realizar o acolhimento e as tratativas necessárias como: Grupo de  atendimento GR-Atendimento.

No caso do DF, solicitamos que as demandas relacionadas a rede credenciada sejam direcionadas ao Grupo de atendimento Credenciamento DF.


STATUS: DEIXAR COMO RESOLVIDO 

Prestador entra em contato para saber o status do recurso de glosa: 

SOLUÇÃO: Orientar o passo a passo a seguir: 

1 - Acessar o menu “Faturas” clicar em “Relatório de Faturas” para analisar as faturas e verificar e/ou analisar as possíveis glosas. 

 

  

2 - Informe a Competência Inicial e Final desejada e clique na opção “Pesquisar” para o sistema listar todas as faturas. 

 

 

3 – Clique na lupa para o sistema gerar o relatório das faturas.  

 

 

 

 

4 – Clique na opção “Relatório de Serviços” para sistema gerar relatório.  

 

 

 

 

5 – Relatório gerado. Analise as glosas e caso seja passivo de recurso de glosa os serviços poderão ser recursados. 

 

 

 

 

6 – Clicar no ícone para iniciar a revisão de glosa.  

 

 

 

Observação: Somente poderá prosseguir com o recurso após a baixa do pagamento da fatura. 

 

 

7 – Informar na opção “Valor Solicitação” o valor em R$ do recurso de glosa desejado. Para guia que possui sinal de “+” antes do número da guia é porque essas tiveram material, medicamento ou taxas glosadas. Para recursar as glosas de mat/med e taxas deve-se clicar no sinal de “+”. Após preenchido o valor recursado, é obrigatório preencher a justificativa do recurso de glosa. Para inserir a justificativa, basta clicar no lápis. Após todos os campos preenchidos, clique na opção “Próximo” para continuar o preenchimento do recurso de glosa. 

 

 

 

8 – Na tela abaixo será listado os itens recursados. Caso queira anexar algum documento para complementar a solicitação do recurso, basta clicar em escolher arquivo e em seguida adicionar. Feito todos os procedimentos clique na opção finalizar digitação do lote.  

 

 

 

9 – Após finalizado, será exibido a mensagem informando que o lote de recurso de glosa foi salvo com sucesso.  

 

 

 

 

10 - Em seguida irá aparecer a tela com protocolo do recurso. O mesmo deverá ser impresso para ser entregue a Operadora, junto com relatório de glosa da fatura recursada, no prazo estipulado em contrato. 

 

 

 

12 – Para verificar informações sobre o status dos lotes recursados, clique na opção recurso de glosa, preencha os campos listados abaixo e clique em pesquisar.  

 

 

 

13 – Status  

Analisado: Indica que a Operadora já analisou e a fatura de revisão de glosa está liberada na opção Faturas/Relatório de Faturas.  

Aguardando análise: Indica que a Operadora ainda não fez a análise de revisão de glosa. 

 

 

 

 

14 - Prestador entra em contato pois o recurso está em (análise) e o prazo já venceu? 

Em caso de dúvidas o prestador deverá entrar em contato com a Gerência Regional do seu Estado, conforme canais de comunicação disponíveis no site da Assefaz https://assefaz.mobilesaude.com.br/#/pagina/21360. Para o Distrito Federal deverá enviar e-mail para faturamento.gns@assefaz.org.br ou entrar em contato via telefone (61) 2108-6216.  

 

15 - Prestador entra em contato questionando sobre os prazos:  

 PRAZOS DE ENVIO - Os prazos para ENVIAR recurso de glosa são 60 dias após o pagamento da fatura. 

 PRAZOS DE ANALISE e PAGAMENTO - Os prazos para ANÁLISE e PAGAMENTO do recurso de glosa são de 60 diasrespectivamente após a entrega.

                 

OBS: Informar também que no portal (video.facilinformatica.com.br) está disponível o manual com o passo a passo e vídeos com as orientações para utilizar o portal.  

STATUS: DEIXAR COMO RESOLVIDO 


STATUS: DEIXAR COMO RESOLVIDO 

Prestador entra em contato para saber sobre NF, como enviar, como excluir a NF 

Faturas: As NF deverão ser anexadas no portal, (Faturas - Relatório de Faturas - Clips) 

Recurso de glosa: se o prestador enviou a NF no faturamento (Valor Bruto), não há necessidade de nova NF. 

Se o prestador enviou a NF após análise (Valor Bruto menos a glosa),  há necessidade de nova NF com o valor recursado. 

Se ele quiser substituir, ele deverá inserir uma nova NF e colocar na observação a mudança da NF  

Em caso de dúvidas o prestador deverá entrar em contato com a Gerência Regional do seu Estado, conforme canais de comunicação disponíveis no site da Assefaz https://assefaz.mobilesaude.com.br/#/pagina/21360    

Para o Distrito Federal deverá enviar e-mail para faturamento.gns@assefaz.org.br ou entrar em contato via telefone (61) 2108-6216.  


16 - Prestadores que receberam glosa com a mensagem: " 3052 - DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA, INCORRETA OU AUSENTE (419)" questionando o que fazer nesses casos, por exemplo: qual seria o documento específico, como anexar, quando reapresentar.


Após o envio do arquivo XML ou do lote FFP o prestador deverá juntar a relação de guias, a capa de lote gerada no arquivo XML e as guias enviadas no lote e anexar utilizando o portal do prestador. Na própria tela de envio do XML existe um ícone na imagem abaixo onde ele conseguirá anexar todos os documentos. O relatório das guias enviadas e a capa do lote ele consegue retirar no mesmo lugar nos ícones a esquerda do clips.



Consulte aqui a Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas,  negativas e outras) 







Criado em 07/08/2018.

Atualizado  em 10/01/2024.

Charles Lima.

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