Reanálise - Guia Negada


Conforme artigo 11º da RN 395/2016 (abaixo), a Ouvidoria da Assefaz é responsável por intermediar solicitações de reanálise de guias negadas (Procedimentos e/ou serviços).


“Sr. (a) beneficiário (a), conforme preconiza a ANS, o canal para a abertura de reanálise de guias, desde que possua fatos novos – Informações complementares a Negativa, deverá ser realizada pela área do beneficiário – Portal Assefaz e assim podermos analisar essas novas informações. ”


RN 395 de 2016


“Art. 11.  Fornecida resposta direta ao beneficiário sobre o resultado da análise de sua solicitação de procedimento e/ou serviço de cobertura assistencial, a este será garantida a faculdade de requerer a reanálise de sua solicitação, a qual será apreciada pela Ouvidoria da operadora, instituída na forma da RN n° 323, de 3 de abril de 2013”.


Prazo de resposta: Quanto ao prazo para a Ouvidoria da Operadora proceder à reanálise e apresentar resposta conclusiva ao beneficiário - até 5 dias úteis.


Orientaremos portanto que o Beneficiário solicite a reanálise das solicitações que não foram autorizadas, inserindo as informações necessárias na seguinte sequência:



1.º Acesso pela área logada:


1- Serviços > 2- Saúde > 3- Reanálise de Procedimento





Clicar em: Solicitar Reanálise de Procedimento



                                                   Após validação de dados:


  • Informar o Número guia prestador ao solicitante.
  • Orientar sobre a necessidade de inserir números de telefone de contato.
  • O campo justificativa deverá conter dados relevantes e complementares aos já apresentados em documentação anterior - Ex: Anexar novo relatório médico, justificativa e laudos. Desejável que seja incluído e-mail para resposta à solicitação.
  • Clicar em Enviar Comprovante.





2.º Presencial:


Procurar as Gerências Regionais, quando fora de Brasília.



Caso o beneficiário entre em contato com a central informando não ter recebido a resposta, favor contatar o administrativo que entrará em contato com a ouvidoria para as devidas providências de envio. 

Por gentileza, confirmar os dados para retorno (Telefone e E-mail). 





Criado em 29/06/2022.

Atualizado em 06/03/2024.

Paulo Corrêa.

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